terça-feira, 19 de abril de 2011

Liberdade





Se eu faço aquilo que Deus quer, estou limitando a minha liberdade? Esta é uma pergunta difícil de responder e sobre ela muitos homens em todos os séculos escreveram livros difíceis… Eu tentarei dizer-lhes algo. Vocês na realidade fazem esta pergunta porque talvez imaginem Deus como se fosse também uma pessoa, um homem como nós.
Por exemplo, você está em casa e quer ir ao cinema, mas seu pai diz: “Fique em casa e estude”. Então você pode pensar: “Eu não sou livre, porque devo obedecer ao meu pai”. Sem querer, talvez você pensa em Deus como se fosse um grande “Papai” que nos pede para fazer muitas coisas, que não coincidem com aquilo que nós gostaríamos de fazer. Mas não é assim.
O que é que Deus nos pede? Deus não nos pede muitas coisas, pede unicamente que amemos. O que vocês acham? É possível amar à força? Você poderá obedecer à força, ou fazer alguma tarefa mesmo se não tiver vontade… mas a Vontade de Deus é que você ame e você não pode amar à força. Para responder à Vontade de Deus, portanto, eu devo ser livre, isto é, eu amo porque quero amar. Aquilo que Deus me pede é apenas isto.
É claro que durante o dia temos muitas coisas para fazer, e então você poderiam dizer: “Na realidade Deus me pede muitas coisas!” Não, Deus lhe pede sempre a mesma coisa: amar. Quando você deve escolher entre duas alternativas, Ele não lhe diz: “Faça isto!” e sim, “Ame, se você amar, entenderá qual delas deverá escolher”.
Voltemos ao exemplo que dei antes: você acha que a vontade de seu pai oprime a sua liberdade, porque gostaria de ir ao cinema. Mas experimente pensar assim: “Eu não devo ir ao cinema, nem estudar; se ficar em casa e estudar alegro o meu pai. Amar é alegrar o próximo, portanto, é estudar. Então estudo porque quero amar, e desta forma sou livre.
Portanto, se eu não amar sinto-me forçada a fazer coisas que não quero, mas se eu entendo que fazer a Vontade de Deus é apenas amar, saberei o que é melhor fazer para amar. Fazer a Vontade de Deus não significa fazer a vontade de outra pessoa que condiciona a minha, mas significa também “existir”.
Explico-me melhor. Antes que Deus me criasse, eu não existia. Eu existo porque Deus me criou e me quis criar livre. E então de que depende a minha liberdade? Depende da Vontade de Deus. É Ele quem do nada me chama e me diz: “Venha”, e eu, amando, vou ao Seu encontro.
Vocês se apercebem então que eu posso viver a minha liberdade porque Deus está me dizendo: “Eu quero que você seja livre, venha”, mas se Ele não me chamasse, eu não existiria e nem mesmo seria livre. Então, o que quer dizer fazer a Vontade de Deus? A Deus que me diz:
“Eu quero que você exista”, eu respondo: “Sim, Senhor, eis-me aqui”. Poderia surgir agora a pergunta: “Mas por que certas vezes tenho a impressão que a Vontade de Deus me limita, constrange-me a fazer coisas que eu não gostaria?” É verdade. Todos nós experimentamos isto. Por quê? Porque muitas vezes não amamos. Então certamente sentimos que a Vontade de Deus é diferente da nossa.
Mas olhemos para os santos, isto é, aqueles cristãos que quiseram realmente viver o Evangelho. Todos sempre repetiram a mesma coisa; “Nós experimentamos que quanto mais fazemos a Vontade de Deus, tanto mais somos livre”. Poderia parecer contraditório, mas não é, porque ser santos quer dizer justamente amar como Deus ama.
Uma grande santa, Terezinha do Menino Jesus, pouco antes de morrer disse: “Eu não diria que na minha vida fiz a Vontade de Deus, mas que Deus fez a minha, porque eu lhe quis sempre bem”. Ou então, pensem naquele episódio do Evangelho, quando Jesus e Nossa Senhora foram convidados às Bodas de Canaã. A um certo momento faltou vinho, então Nossa Senhora disse a Jesus: “Olhe, eles não têm mais vinho” e Jesus fez a vontade de Maria? Maria lhe pediu e Jesus a atendeu. Jesus no Evangelho não disse mil coisas, e sim, “uma só coisa é necessária: amar a Deus e ao próximo”.
Santo Agostinho dizia: “Ame e faça o que quiser”. Então você será livre Você não se deve perguntar: “É Vontade de Deus fazer isto ou aquilo?” E sim dizer: “Amo mais nisto ou naquilo?” E Jesus dentro de você lhe dirá a resposta. Desde modo, fazendo tudo aquilo que Ele lhe diz, você se preencherá sempre mais d’Ele.


Peppuccio(cançãonova formações)
Voluntários de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

... e a semente caiu em terra boa...

... e a semente caiu em terra boa...