terça-feira, 2 de agosto de 2011

Quando um não quer dois não brigam!



Frente às minhas opiniões, sempre sou dono de total razão, mas, e os outros, o pensam? A causa que defendo beneficia também o outro, ou apenas a mim? O que falo cura ou fere o coração do outro? Até que ponto meço o que faço e/ou que falo?

Já ouviu aquela frase “Quando um não quer, dois não brigam!”? Pois é, é difícil baixar a guarda diante dos valores que defendemos, mas pense comigo - num time de futebol entre defesa e ataque, existe o “meio”, área onde há jogadores em posições estratégicas, responsáveis em ligar defesa ao meio e defesa ao ataque, elaborando jogadas ofensivas. É o lugar onde se para a bola, olha-se para trás, para frente, observa-se em que pontos do campo estão localizados os jogadores mais ofensivos, e repassa-se a pelota objetivando o gol.

Deu pra sacar a analogia? No time das suas discussões, só está existindo defesa e ataque? “Você está sempre defendendo e o outro só atacando ou vice-versa?”

Aqui vão algumas dicas para que haja paz, pois quando um não quer dois não brigam.

1. Ouça o que a pessoa tem a dizer, não a interrompa.
2. Tenha calma e seja paciente.
3. Não interprete à sua maneira o que está sendo dito: pergunte o que não entender!
4. Respire fundo, conte até dez e reflita antes de responder.
5. Não se ofenda: muitas vezes, palavras ditas num momento de briga apenas revelam a mágoa ou raiva da pessoa no momento e não é, necessariamente, o que ela pensa a seu respeito.
6. Às vezes é preciso “engolir seco", esperar a pessoa se acalmar e conversar mais tarde.
7. Pare e pense: a pessoa que briga com você tem motivos para isso, ou não? Se ela os tiver, aceite a crítica sem se alterar e tente mostrar o seu ponto de vista. Caso ela não os tenha, tente entender o que a levou a se desentender com você. Ela pode estar nervosa ou preocupada com outra coisa e descontando o estresse em você.
8. Não se faça de vítima.
9. Deixe o orgulho de lado!
Faça o sacrifícil de amar, seja o contrário do que o mundo ensina, onde “os fortes vencerão os mais fracos...” Tome posse da irmã humildade, e a tenha como companheira diária, em todas as situações e questões da sua vida, então verá que não é separando de sua esposa ou esposo que o problema estará resolvido, ou excluir fulano ou sicrano de seu grupo de amigos e aí estará tudo bem, pois ele também precisa de você como testemunho da misericórdia de Deus, ele precisa do seu perdão 70 x 7... Pratique o perdão ele te libertará e te curará os cancêres da tua alma. (Conheceireis a verdade e a verdade vos libertará. – João 8:32)
Abraços, O Ruah de Deus em seu coração!

João Paulo Costa (Comunidade Maranatá).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

... e a semente caiu em terra boa...

... e a semente caiu em terra boa...